sábado, 30 de janeiro de 2010

Desflorestação

Desflorestação é o processo de destruição florestal do planeta, causada basicamente pela actividade humana para a obtenção de solo para cultivos agrícolas e para extracção da indústria madeireira.


Um dos problemas da desflorestação é o desaparecimento de absorventes de dióxido de carbono (árvores e plantas), reduzindo-se a capacidade do meio ambiente absorver as enormes quantidades de CO2 (dióxido de carbono) que como muitos devem saber é um dos gases de efeito de estufa, agravando assim, o problema do aquecimento global. A cada dois segundos é cortada uma área florestal do tamanho de um campo de futebol - Greenpeace

Um quarto da floresta perdida nos últimos 10.000 anos foi destruída nos últimos 30 anos.

Os impactos ambientais causados pela desflorestação são diversos mas o mais preocupante é emissão de gases efeito de estufa, falado anteriormente, isto devido ao facto de os países desenvolvidos continuarem a utilizar combustíveis fosseis de uma forma descontrolada aumentando assim as emissões de CO2, e aqui é que entra o problema da desflorestação. Como as grandes áreas florestais continuam a desaparecer devido a actividade humana, existem cada vez menos árvores para absorver dióxido de carbono, assim, o dióxido carbono não absorvido por falta de florestas só tem uma única opção que é juntar-se aos outros gases efeito de estufa na nossa atmosfera. Estima-se que a desflorestação já seja responsável por 10% a 35% das emissões globais anuais.
A desflorestação tropical está a ocorrer a taxas crescentes e os países que mais desmatam são: Brasil, Indonésia, Sudão, Zâmbia, México, República Democrática do Congo e Myanmar, estes países já perderam mais de 71 milhões de hectares de florestas entre 1990 e 2000. Cada um destes países perdeu uma média anual de pelo menos 500.000 hectares de florestas. O Brasil (com desflorestação anual médio de 2,3 milhões de hectares) e Indonésia (com desflorestação anual médio de 1,3 milhões de hectares) lideram a lista de destruição florestal naquele período.
A desflorestação tropical e a degradação das florestas são a principal causa de perda de biodiversidade no planeta e estão a contribuir para uma extinção em massa de espécies. Estima-se que as mudanças climáticas, que é uma das consequências da desflorestação, possam afectar os ecossistemas e as espécies de diversas maneiras e, por esta razão, já são consideradas uma ameaça adicional à biodiversidade.      

Alguns números importantes:

  • Menos de 10% da superfície do planeta Terra permanece com florestas intactas.
  • 82 em 148 países situados dentro de suas zonas florestais originais perderam todas as suas áreas de floresta intacta. A maioria das zonas de florestais que continuam intactas consistem em dois principais tipos de florestas: a floresta tropical e floresta boreal.
  • 49% Das florestas ainda intactas são as florestas tropicais da América latina, África e Ásia.
  • 44% Das florestas ainda intactas são as grandes florestas boreais da Rússia, Canada e Alasca.
A interacção entre a desflorestação e as mudanças climáticas pode levar as florestas tropicais a entrarem em um ciclo vicioso extremamente perigoso, em que, por um lado, a desflorestação representa uma fonte importante de emissões de gases de efeito estufa, e, por outro, as mudanças climáticas aumentam a vulnerabilidade das florestas tropicais aos incêndios florestais e à desflorestação, e aceleram a conversão de florestas em ecossistemas muito mais secos e mais pobres em espécies, resultando em enormes emissões ao longo do processo. Mas não são apenas o clima e a biodiversidade que são afectados pela desflorestação. Milhões de pessoas que vivem e dependem das florestas também são dramaticamente ameaçadas. A desflorestação em regiões em desenvolvimento como a Amazónia, está frequentemente associado à violência e ameaças contra os povos indígenas e comunidades locais e tradicionais, que são expulsas de suas terras.
Para evitar esta grande ameaça ao nosso planeta que é a desflorestação vários organismos internacionais propõem como solução o reflorestamento. O reflorestamento é, no melhor dos casos, um conjunto de árvores situadas segundo uma separação definida artificialmente, entre as quais surge uma vegetação herbácea ou arbustiva que não costuma parecer na floresta natural. No pior dos casos, se plantam árvores não nativas e que em certas ocasiões danificam o substrato, como ocorre em muitas plantações de pinheiro ou eucalipto.

Sem comentários:

Enviar um comentário